Membro : Login |Inscrição |Carregar conhecimento
Pesquisar
Sinfonia dos Salmos [Modificação ]
A Sinfonia dos Salmos é uma sinfonia coral de três movimentos composta por Igor Stravinsky em 1930, durante seu período neoclássico. O trabalho foi encomendado por Serge Koussevitzky para celebrar o 50º aniversário da Boston Symphony Orchestra. A sinfonia deriva seu nome do uso de textos de salmo nas partes corais.
Segundo Stravinsky, a comissão para o trabalho surgiu de "uma sugestão rotineira" de Koussevitzky, que também era editor de Stravinsky, de que ele escrevesse algo "popular" para orquestra sem coro. Stravinsky, no entanto, insistiu na idéia da sinfonia de salmos, que ele tinha em mente há algum tempo. A escolha do Salmo 150, no entanto, foi em parte devido à popularidade desse texto. A sinfonia foi escrita em Nice e Echarvines, que era a casa de veraneio de Stravinsky naqueles anos. Os três movimentos são realizados sem pausa, e os textos cantados pelo coro são extraídos das versões da Vulgata em latim. Ao contrário de muitas peças compostas para coro e orquestra, Stravinsky disse que “não é uma sinfonia em que eu incluí Salmos para serem cantados. Pelo contrário, é o canto dos Salmos que estou sinfonizando ”.
Embora a peça tenha sido escrita para a Boston Symphony Orchestra, a estréia mundial foi dada em Bruxelas pela Société Philharmonique de Bruxelles em 13 de dezembro de 1930, sob a direção de Ernest Ansermet. A estréia americana da peça foi dada logo depois por Koussevitzky e pela Boston Symphony Orchestra, com o coro da Cecilia Society (treinada por Arthur Fiedler) em 19 de dezembro de 1930. A primeira gravação foi feita pelo próprio Stravinsky com a Orchester des Concerts. Straram e o Coro Alexis Vlassay no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris, em 17 e 18 de fevereiro de 1931. "O coro, gutural, cheio de sangue, sombrio, interiormente apaixonado, canta com convicção litúrgica e intensidade em uma performance memorável."
[Neoclassicismo: música]
1.Instrumentação
2.Análise geral
3.Primeiro movimento
3.1.Texto (Salmo 38 versos 13 e 14 [KJV = Salmo 39 versículos 12 e 13])
4.Segundo movimento
4.1.Texto (Salmos 39. versos 2, 3 e 4 [KJV = Salmo 40, versos 1,2 e 3])
5.Terceiro movimento
5.1.Texto (Salmo 150)
6.O uso de Sergei Prokofiev do texto em Alexander Nevsky
[Carregar Mais Conteúdo ]


Direitos autorais @2018 Lxjkh