Membro : Login |Inscrição |Carregar conhecimento
Pesquisar
Alexei Kosygin [Modificação ]
Alexei Nikolayevich Kosygin (russo: Алексе́й Никола́евич Косы́гин, tr Aleksej Nikolajevič Kosygin, IPA: [ɐlʲɪˈksʲej nʲɪkɐˈlajɪvʲɪtɕ kɐˈsɨɡʲɪn]; 21 de fevereiro [O.S. 8 de fevereiro] 1904 - 18 de dezembro de 1980) foi estadista soviético-russo durante a Guerra Fria. Kosygin nasceu na cidade de São Petersburgo, em 1904, filho de uma família de operários russos. Ele foi recrutado para o exército trabalhista durante a Guerra Civil Russa e, após a desmobilização do Exército Vermelho em 1921, trabalhou na Sibéria como gerente industrial. Kosygin retornou a Leningrado no início da década de 1930 e subiu na hierarquia soviética. Durante a Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial), Kosygin era membro do Comitê de Defesa do Estado e recebeu a tarefa de retirar a indústria soviética de territórios que em breve seriam invadidos pelo exército alemão. Ele serviu como Ministro das Finanças por um ano antes de se tornar Ministro da Indústria Leve e, mais tarde, o Ministro da Indústria da Luz e Alimentação. Stalin retirou Kosygin do Politburo um ano antes de sua própria morte em 1953, enfraquecendo intencionalmente a posição de Kosygin dentro da hierarquia soviética.
Depois da luta pelo poder desencadeada pela morte de Stalin em 1953, Nikita Khrushchev se tornou o novo líder. Em 20 de março de 1959, Kosygin foi nomeado para o cargo de presidente do Comitê de Planejamento do Estado (Gosplan), cargo que ocuparia por pouco mais de um ano. Kosygin tornou-se o próximo vice-presidente do Conselho de Ministros. Quando Khrushchev foi substituído em 1964, Kosygin e Leonid Brezhnev tornaram-se primeiro e primeiro-secretário, respectivamente. Kosygin, junto com Brezhnev e Nikolai Podgorny, o presidente do Presidium do Soviete Supremo, era membro da recém-criada liderança coletiva. Kosygin tornou-se um dos dois principais atores do poder dentro da hierarquia soviética, sendo o outro Brezhnev, e foi capaz de iniciar a fracassada reforma econômica de 1965, geralmente referida simplesmente como a reforma de Kosygin. Esta reforma, juntamente com a sua postura mais aberta na resolução da Primavera de Praga (1968), fez de Kosygin um dos membros mais liberais da liderança de topo.
Membros mais conservadores da alta liderança viram algumas das políticas de Kosygin como radicais demais, mas nunca conseguiram destituí-lo como Premier, mesmo que ele e Brezhnev não gostassem um do outro. Na década de 1970, Brezhnev havia consolidado poder suficiente para impedir qualquer tentativa radical e reformista de Kosygin. Em 1980, Kosygin se aposentou do cargo devido a problemas de saúde, morrendo dois meses depois, em 18 de dezembro de 1980.
[Joseph Stalin][Moscou][Frente Oriental: Segunda Guerra Mundial]
1.Início da vida e carreira (1904-1964)
1.1.Era stalin
1.2.Era Khrushchev
2.Premiership
2.1.Liderança Brezhnev-Kosygin
2.2.Política estrangeira
2.3.Política econômica
2.3.1.Planos quinquenais
2.3.2.A reforma "Kosygin"
2.3.2.1.Resultados
2.3.2.2.Cancelamento e rescaldo
2.3.3.Reformas de 1973 e 1979
2.4.Vida posterior, resignação e morte
3.Personalidade
4.Legado
4.1.Avaliações Históricas
4.2.Honras
5.Na cultura popular
[Carregar Mais Conteúdo ]


Direitos autorais @2018 Lxjkh