Membro : Login |Inscrição |Carregar conhecimento
Pesquisar
Les biches [Modificação ]
Les biches (francês: [le biʃ], The Hinds ou The Little Darlings) é um balé coreografado por Bronislava Nijinska para música de Francis Poulenc, estreado pelos Ballets Russes em 6 de janeiro de 1924. Alguns consideram esta peça um marco na história do balé. O compositor, que na época era relativamente desconhecido, foi convidado por Serge Diaghilev para escrever uma peça baseada em Les Sylphides de Glazunov, escrita dezessete anos antes. Poulenc, no entanto, escolheu basear seu trabalho nas pinturas de Watteau que mostravam Luís XV e várias mulheres em seu "Parc aux biches". A palavra biche é geralmente traduzida como "doe", um cervo adulto feminino. "Does" foi usado como uma gíria para mulheres coquetes. Poulenc descreveu seu trabalho como uma "festa contemporânea de sala de estar repleta de uma atmosfera de devassidão, que você sente se estiver corrompida, mas da qual uma garota de mente inocente não estaria consciente".
Diaghilev reconheceu o grande potencial do ballet e o produziu para a temporada de 1924 do Ballet Russes, colocando a Poulenc na vanguarda da música francesa. Les biches foi bem recebido pelos críticos e apreciado pelo público da moda, com Henri Malherbe, da Time, chamando-o de "surpreendentemente íntimo". Jean Cocteau, ao aprovar a grandeza não planejada da obra, escreveu: "A beleza, a melancolia de Les biches resulta da falta de artifício". Poulenc revisou continuamente a música até os anos 1940, eventualmente reduzindo-a a uma suíte orquestral em cinco movimentos.
O balé, escrito em um estilo leve e espumoso, é, por turnos, uma reminiscência de Mozart, Scarlatti, Franck, Tchaikovsky e Stravinsky, refletindo o estilo da composição privada de Saint-Saëns, O Carnaval dos Animais. Les biches usa um coro escondido além da orquestra, um dispositivo encontrado antes em Daphnis et Chloé, de Ravel. O cenário e os figurinos foram desenhados por Marie Laurencin, dando uma sensação de moda de classe alta.
A pontuação foi redefinida para o Jazz Concert do New York City Ballet por Francisco Moncion, as outras três danças sendo Creation of the World, de Todd Bolender, Ebony Concerto, de John Taras, e Ragtime (I), de George Balanchine. A estreia do NY City Ballet ocorreu em 7 de dezembro de 1960, no Centro da Cidade de Música e Drama.
[Camille Saint-Saëns]
1.História e personagens
2.Moldes
[Carregar Mais Conteúdo ]


Direitos autorais @2018 Lxjkh