Membro : Login |Inscrição |Carregar conhecimento
Pesquisar
Brent Berlin [Modificação ]
Overton Brent Berlin (nascido em 1936) é um antropólogo americano, mais conhecido pelo seu trabalho com o linguista Paul Kay nas cores, e sua pesquisa etnobiológica entre os maias de Chiapas, no México.
Ele recebeu seu Ph.D. da Universidade de Stanford em 1964. Até recentemente, Berlin era Graham Perdue, professor de antropologia na Universidade da Geórgia, onde também foi diretor do Centro de Estudos da América Latina e Caribe e co-diretor dos Laboratórios de Etnobiologia.
Seu trabalho ao lado de Paul Kay na publicação de 1969 de Basic Color Terms: Their Universality and Evolution, baseado nas idéias de Lazarus Geiger no campo da pesquisa de terminologia colorida, tem sido altamente influente em antropologia, linguística e ciências cognitivas. Berlin e Kay concluíram que o número de termos básicos de cores nas línguas do mundo é limitado e centra-se em certas cores focais, supostamente ligadas cognitivamente.
Ele liderou o projeto Maya ICGB, um consórcio de bioprospecção, apoiado pelo Programa de Biodiversidade dos Institutos Nacionais de Saúde, que foi fechado em 2001 após acusações de falha em obter o consentimento informado adequado da comunidade maia da qual obteve conhecimento indígena. Essas alegações foram conduzidas principalmente por uma organização ativista política baseada no Canadá, conhecida na época como RAFI. Ele foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências em 1981.
[Linguística][América latina][Caraíbas][Bioprospecção][Instituto Nacional de Saúde]
1.Trabalhos em etnobiologia
1.1.Categorias ocultas e taxonomias populares (1968)
1.2.Princípios Gerais de Classificação e Nomenclatura em Biologia Popular (1973)
1.3.Classificação etnobiológica (1992)
1.4.Etnobiologia Médica do Maya das Terras Altas (1996)
2.Funciona na cor
3.Bioprospecção e controvérsia do ICBG maia
4.Selecione publicações
[Carregar Mais Conteúdo ]


Direitos autorais @2018 Lxjkh